Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF julga na próxima quarta destino de 8,6 mil processos contra INSS

Cidadão deve pedir benefício ao INSS antes de ir à Justiça, entendeu STF. Ministro quer prazo de 30 dias para quem foi antes à Justiça requerer ao INSS.

Publicado por Luiz Manesco
há 10 anos

O Supremo Tribunal Federal decidiu adiar para a próxima quarta-feira (3) a decisão sobre o que fazer com os processos em andamento nos quais o cidadão acionou primeiro a Justiça para pedir benefício do INSS, como pensão e aposentadoria, antes de procurar as agências do instituto.

Nesta quarta (27), o tribunal decidiu que, antes de entrar com processo, é preciso apresentar o pedido no próprio órgão, em âmbito administrativo.

O entendimento vai afetar 8,6 mil processos de pessoas que entraram diretamente na Justiça e que estavam parados à espera de uma decisão do STF. Na quarta, os ministros vão decidir se esses processos serão arquivados ou julgados.

Julgamento no STF

A decisão foi tomada a pedido do INSS, no caso de uma trabalhadora rural que foi à Justiça para ter garantida aposentadoria por invalidez. O juiz federal de primeira instância entendeu que, antes, ela deveria ter procurado o INSS. A mulher recorreu, e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) considerou que não era preciso acionar o órgão.

O INSS, então, buscou o Supremo, que mudou o entendimento do TRF e confirmou que é preciso, sim, requerer o benefício ao instituto antes de se entrar na Justiça. Para os ministros, a regra não fere o direito ao livre acesso ao Judiciário, previsto na Constituição.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/08/stf-julga-na-proxima-quarta-destino-de-86-mil-processos...

  • Sobre o autorAdvogado, Técnico em Música Clássica, Compositor.
  • Publicações13
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações527
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-julga-na-proxima-quarta-destino-de-8-6-mil-processos-contra-inss/136827307

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)